O papel da família
O tema escolhido para este projeto de pesquisa, O Papel da Família na Proteção à Criança e ao Adolescente contra Risco Social, tem como pretensão conhecer um grave problema social que é o afastamento de crianças e adolescentes do convívio com suas famílias, passando a ficar a maior parte do tempo nas ruas, em situação de risco, muitos vivendo como desocupados, chegando até mesmo a cometer pequenos delitos, pondo em risco a própria integridade física e moral, bem como dos membros da sociedade da qual eles pertencem, a própria família.
Esta pesquisa envolverá assuntos como a relação entre pais e filhos, tarefas dos pais, educação para o convívio social, para o desempenho profissional e para a aquisição de uma consciência de viver em coletividade. Baseado na interação que deve existir entre a família e o adolescente, almeja-se detectar os fatores que interferem positiva e negativamente nesta relação, tendo em vista ainda alcançar mudanças que venham fortalecer este vínculo para acrescentar melhorias no desenvolvimento intelectual do adolescente.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Sem dúvida, o papel da família na infância e na adolescência é um dos mais importantes na vida de um ser humano, pois é na família que têm o seu primeiro contato. O papel dos pais é fornecer a base para o início de uma vida, incluindo a transmissão de valores essenciais.
É na família que se aprende os primeiros valores, e isso irá se refletir na vida social do adolescente. Por isso, é importante que a criança e o adolescente sejam educados em ambiente equilibrado.
A família é o melhor lugar para se transmitir valores essenciais aos filhos para que se formem cidadãos íntegros e saudáveis. Tal pressuposição pode-se confirmar através das políticas públicas. A família tem um papel importante no desenvolvimento dos seus filhos e a quando eles chegam na adolescência, sua importância é ainda maior. Cada adulto já foi uma vez adolescente. Cada pai ou mãe dum