O papel da escola no mundo contemporaneo
Para conhecer o verdadeiro papel da escola no mundo atual, faz-se necessário conhecer os múltiplos papeis exercidos por ela ao longo do tempo.
Desde sua criação a escola teve um papel fundamental na sociedade, porém sua função era doutrinar o processo de desenvolvimento educacional das crianças até a fase adulta, a fim de se criar uma rotina regrada, alienada e submissa aos padrões estabelecidos pela época.
De maneira geral, pode-se dizer que, começando com os jesuítas, nossos primeiros educadores, houve do inicio muito improviso na nossa educação, e a oferta de matricula era precária. A constituição do Império, outorgada em 1824, estabelecia que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos. Apenas ha 200 anos com os ideais da Revolução Francesa e da democracia americana que a escola passou a ser compreendida como uma instituição importante, não apenas para os filhos das elites como também os filhos das camadas trabalhadoras.
No Brasil se davam de forma muito diferente. Aqui a educação permanecia como privilégio de poucos, as escolas quando existiam, abrigavam os filhos das elites, de preferência os homens. As mulheres mal apareciam na cena social. A situação educacional, porém, só veio se modificar no início do século XX com a conquista do Brasil República por volta dos anos 20 e 30.
Em 1932, com o manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o cenário da educação no Brasil muda, pois o manifesto defende a idéia de uma educação pública, gratuita e laica, para todos os cidadãos brasileiros.
Tivemos nossa primeira constituição em 1961 à lei n° 4.024/6/ logo após vieram acontecer duas leis importantes para a educação. A lei 5.540/68 e 5.692/7 que reformulou o ensino primário e secundário, introduzindo o ensino médio (2° grau).
O desafio hoje da escola é com base na constituição de 1988 e na LBD que é promoção do desenvolvimento pleno do educando. Assim, é preciso ousar