O olhar sociologico
1) Por que se fala que as ciências são perspectivas de observação da realidade?
R: Falamos que as ciências são perspectivas de observação da realidade porque o ato de observar consiste em localizar no que observamos aquilo a que atribuímos importância.
2) Qual a diferença entre as generalizações usualmente feitas pelo senso comum e aquelas buscadas pelos cientistas?
R: No senso comum tendemos a raciocinar pelos extremos, ou por generalização, já na ciência se preocupa tanto com a exceção, como também procura generalizações mas tomando cautelas quanto ao que de fato significam.
3) Por que se diz que a linguagem da ciência é não apenas descritiva, mas também prescritiva?
R: A linguagem da ciência é também prescritiva pois, ela nos mostra sobre o que podemos e o que não podemos ver no mundo à nossa volta.
4) O que é necessário para que se diga que uma afirmação é cientificamente verdadeira?
R: Uma afirmação será cientificamente verdadeira quando for capaz de descrever a realidade com palavras, sendo verdadeiro o que cada ciência tem condições de nomear e assim, compreender.
5) Pode-se, mediante simples opinião, discordar dos resultados de pesquisas cientificas? Explique.
R: Não. A mera opinião não refuta resultados de pesquisas cientificas, pois no senso comum tendemos a raciocinar pelos extremos, generalização ou exceção.
6) O que a sociologia estuda?
R: A sociologia consiste na compreensão da estrutura social, ou seja, a rede de poderes e significados que regula a situação e as possibilidades de cada posição na sociedade.
7) O comportamento humano pode ser previsto? Justifique.
R: Pode. Apesar de muito difícil, pois temos inteligência, sentimentos, desejos mas as normas sociais induzirem os seres humanos a se comportarem de forma padronizada.
8) Que justificativas podem ser dadas para um grupo intervir numa determinada prática social de outro grupo?
R: Precisamos ter razões eticamente defensáveis.