Um olhar sociologico
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS – UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA – BRAGA (2012/2013)
SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
(LICENCIATURA EM TIC, 3º ANO, 1º SEMESTRE)
Um olhar “sociológico” sobre a comunicação
Cf. MAIGRET, E. (2005), Sociologie de la communication et des médias, “Les difficultés d’une réflexion sur la communication”, Paris, Armand Colin, pp. 21-31, Cf. BRETON, P. & PROULX, S. (2002), L’explosion de la communication, “Introduction”, Paris, La Découverte, pp. 7-14.
Manuel António Antunes da Cunha
Notas para uso exclusivo dos alunos
Comunicação: definições (1)
Do latim communicare (pôr em comum, estar em relação), o termo surge na língua francesa na segunda metade do séc. XIV e em inglês no séc. XV. Na sua origem, está muito próximo dos termos comunhão e comungar e do sentido de partilha. Mas, no final do séc. XVI, já se utiliza muito mais na acepção de transmitir (uma doença, uma propriedade, etc.). O que diz o dicionário ?
Fazer comum, participar Avisar, informar Estar em comunicação, falar, corresponder-se
1
22-10-2012
Comunicação: definições (2)
O termo navega entre duas concepções distintas:
durante muito tempo utilizou-se preferencialmente o sentido de participar a, comungar. essa ideia de partilha esvaneceu-se pouco a pouco, dando lugar à noção mais impessoal de transmissão: uma tal evolução de sentido acentuou-se com a multiplicação dos meios de transportes (diligências, barcos, comboios, automóveis) e das técnicas de relacionamento inter-individual ou colectivo (telefone, imprensa…). Mas o termo engloba tanto a(s) pessoa(s) como o(s) conteúdo(s).
Comunicação: definições (3) Hoje, a palavra “comunicação” designa:
um ideal ou uma utopia: participar duma mesma comunidade. cada uma das dimensões desse acto de partilha:
- o objecto ou o conteúdo: fazer uma comunicação. - as técnicas/meios utilizados: a escrita, a oralidade, o multimédia… - as