O OLHAR CRÍTICO DE EÇA SOBRE O CLERO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE LETRAS, ARTE E CULTURA
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
CURSO DE LETRAS
O OLHAR CRÍTICO DE EÇA SOBRE O CLERO
ALUNAS : IVANI A. DELLA PASCHOA
PROFESSOR: DANIEL CONTE
DISCIPLINA:LITERATURA PORTUGUESA II
FREDERICO WESTPHALEN(RS), NOVEMBRO 2006.
O OLHAR CRÍTICO DE EÇA SOBRE O CLERO
Resumo: O presente trabalho tenta retratar o olhar crítico de Eça de Queirós em relação ao clero que é mostrado em sua obra como detentor de graves defeitos; e a Igreja é apontada como uma instituição em decadência e “pecadora”. Crítica voraz ao comportamento nocivo e vicioso dos membros da Igreja.
Palavras chave: Clero, crítica, moral,
Publicado em 1875, O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós é narrado em terceira pessoa e em retrospectivas. A ação acontece em Leiria, interior de Portugal, onde é abrangidos principalmente o ambiente de igreja, sacristia e casa de beatas.
Em O Crime do Padre Amaro, a camada social visada é a religiosa, sendo que Amaro encarna a figura do padre, abraça a carreira sem nenhuma vocação. Amaro sem nenhum escrúpulo moral deseja usufruir as vantagens que a igreja oferece a seus sacerdotes: boa casa, boa comida, boa cama. Ele sem prurido de consciência intala-se nesta vida confortável a que não falta as delicias e desejos amorosos de Amélia. Sua única preocupação é com as aparências, não podia ser descoberto. Fica clara a crítica a um grupo social que usufrui a vantagem sem esforço que era assegurada por um povo crédulo.
A obra introduz o Realismo-Naturalismo em Portugal, a mesma faz denúncias ao provincianismo e ataca o celibato clerical, sendo este o tema central do romance. Outra denuncia que se faz, esta de ordem sócio econômica é a contraposição da pobreza à vida abastada dos cléricos, há também paralelamente a contradição que existe entre o que os