O NOVO MODELO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
A gestão de pessoas se tornou importante não somente para os profissionais de Recursos Humanos, mas para todos aqueles que ocupam algum cargo de liderança, em que necessariamente precisam desenvolver habilidades para lidar, liderar, conviver e gerenciar as pessoas.
Á área de Recursos Humanos evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão de departamento de pessoal, burocrático, preocupado em gerir a folha de pagamento e contratações, para um modelo de gestãoestratégica de pessoas que passou a ter a função estratégica de atrair, reter e motivar as pessoas necessárias à realização dos negócios da empresa.
O RH estratégico busca o envolvimento das pessoas no alcance dos objetivos organizacionais e ao mesmo tempo, no de seus próprios onde as pessoas contribuem para que a organização prospere, e esta ajuda no desenvolvimento das pessoas.
Na gestão estratégica de pessoas os funcionários são considerados partes integrantes da empresa são valorizados e comprometidos com os objetivos da organização, pois estas são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais.
O NOVO MODELO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O Processo deDinamizar pessoas serve para a organização criar condições ambientais, psicológicas satisfatórias para a execução das atividades, envolve políticas como disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais. As pessoas só são mantidas por dois motivos:
Primeiro é especialista em uma única área e para tal se sujeita as condições impostasa ele e segundo falta de ambição e orgulho profissional, quando um funcionário não tenciona crescer na carreira facilmente é mantido na organização. Os funcionários generalistas ou nexalistas conservam em si o orgulho de estar sempre a crescer e a inovar, pelo que é difícil de ser mantido.