O nome da rosa
Questionário sobre o filme: O nome da rosa.
Trabalho apresentado à disciplina de História do Direito da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, como requisito parcial de avaliação do 2º bimestre. Prof. Francisco Ribeiro.
Cachoeiro de Itapemirim
Questionário sobre o filme: O Nome da Rosa.
1- Destaque uma cena do filme que demostra os integrantes da Igreja como parte de uma elite na sociedade. Resposta: No início do filme, quando o Frade Franciscano Guilherme de Baskerville e seu aprendiz se dirigem para a parte de traz do Monastério, para poder analisar o local do “crime”, e se deparam com a cena da Igreja jogando morro a baixo comida para os pobres, que lutavam por um pedaço de carne. Mostrando assim que a Igreja possuía condições de se sustentar e ainda fazer doações, comprovando que seu poder econômico era maior que o da população existente na região.
2- Indique uma cena do filme que apresenta o conhecimento como algo perigoso.
Resposta: Na cena em que o protagonista descobre uma biblioteca escondida, contendo diversos livros que não eram de acesso a todos, pois continha conhecimento que a Igreja considerava perigoso, pois algumas vezes falavam de um racionalismo que excluía a fé e a religião. E outras obras em que o conteúdo era considerado errado pela Igreja. Um exemplo dessas obras é o livro de Aristóteles em que o Monastério considerava perigoso por se tratar de uma comédia.
3- Qual o conflito que o filme apresenta entre a ordem Benedita e a Franciscana? Resposta: No filme é mostrado dois grandes conflitos entre os Franciscanos e os Beneditos. O primeiro deles é que os Franciscanos pregam a renuncia aos bens materiais. A sua sobrevivência dependia das esmolas e dádivas dos outros, porque eles renunciaram a posse de quaisquer bens, comprometendo-se em viver radicalmente na pobreza, por outro lado os Beneditos possuíam bens e como o filme relatou eram parte