O nome da Rosa
O NOME DA ROSA
Betim
2/2013
1- Descreva os aspectos da filosofia escolástica apresentados no filme.
O fato de querer misturar educação com religião mostrado no filme é um dos aspectos da escolástica. E o aperfeiçoamento do pensamento platônico, que se deu pela conciliação da fé e a razão que ocorre quando o frei que investiga os crimes não perde a sua fé, porém, não deixa de usar sua razão, mostra a importância do questionamento, como a razão abre a mente e te faz enxergar além do obvio. A busca da verdade.
2- Explique a relação fé e razão no contexto do filme.
A relação razão e fé se dão quando o frei franciscano William se opõe a dogmas da igrejaque dizem que as mortes ocorridas no mosteiro eram decorrentes da ação do demônio e continua suas investigações diante das mesmas. De forma que ele usa a sua razão para descobrir o que realmente levou a ocorrências dessas mortes, buscando a verdade com o questionamento, fazendo isso sem abandonar a sua fé.
3- Relacione escolástica e nominalismo.
O nominalismo não atribui nenhuma existência as ideias, ele vinha de um olhar mais definido e antiesperitual das coisas, por isso ele é incompatível com uma filosofia espiritualista, sendo ao mesmo tempo contrario ao realismo moderado de Aristóteles e santo Tomás de Aquino e ao realismo filosófico de Platão, assim sendo não compatível com a filosofia escolástica.
4- Que significados tinha o livro de Aristóteles e por que o mesmo não poderia ser lido?
O livro de Aristóteles trazia novas concepções sobre fatos em que a Igreja era contraria, como a ideia do riso, da felicidade, por que para eles a comedia podia fazer com que as pessoas perdessem o temor a Deus, assim perdendo também o temor a Igreja e como forma de possuir esse poder em suas mãos ela mantinha esse conhecimento restrito, trancado em bibliotecas nos mosteiros.
5- Relacionea partir do filme “filosofia e teologia”.