o nazismo e a revoluçao russa
*A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
Então a revolução industrial serviu para abrir novas tecnologias no mundo, como os carros, os computadores, entre outros vários eletrodomésticos que nós usamos no dia-dia.
*A revolução industrial foi importante devido à vários aspectos. Um deles é o aumento de produtividade/efetividade no trabalho, pois a força de trabalho humana era substituida pela mecanização. Devido à tal fato, pessoas do campo começaram a se deslocar para os grandes centros urbanos em busca de trabalho como opeários (exôdo rural). Outro fator importante para se lembrar é a exploração da mão de obra e a alienação dos trabalhadores, que além de serem explorados devido à extensas horas de trabalho, falta de qualidade de vida, o trabalhador passa a ser alienado, uma vez que ele agora passa a exercer apenas uma função (divisão do trabalho nas fabricas) ao inves de praticar seu trabalho no campo. Ou seja, muitos trabalhadores nem sabiam o que produziam, apenas apertavam parafusos, e também desconheciam os métodos de produção, por exemplo de um carro, eles sabiam apenas um processo dos inumeros processos.
O conceito de dialéctica é básico para o conhecimento e