estagio em farmácia de manipulação
Este trabalho foi baseado no dia-a-dia de uma Drogaria, foram utilizados os POPs – Procedimentos de operação padrão da própria farmácia foram utilizados também os materiais de estudo e aprendizagem adquiridos na matéria de Homeopatia, ministrada pelo professor Rodrigo Cruz.
Farmácias de manipulação
Farmácia de manipulação é definida como o estabelecimento para a manipulação de fórmulas magistrais e oficinas, comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Produzindo medicamentos não seriados, artesanais e sob encomenda, a farmácia de manipulação exerce papel importante na assistência à saúde e melhoria da qualidade de vida da comunidade onde está inserida.
O conjunto de operações farmacotécnicas, com a finalidade de elaborar preparações magistrais e oficinais e fracionar especialidades farmacêuticas para uso humano é definido como manipulação.
A atividade farmacêutica teve origem na preparação artesanal de medicamentos, posteriormente evoluindo para fase industrial. Nas últimas décadas a atividade da manipulação teve uma retomada expressiva ocupando atualmente números expressivos no mercado comercial. Segundo dados da Anfarmag, representante de 70% das farmácias com manipulação do país, em 1998, o setor empregava 8.700 farmacêuticos no Brasil. Hoje, são mais de 15 mil profissionais. A entidade estima que existam no país cerca de 5.500 estabelecimentos especializados em manipulação de medicamentos inscritos no Conselho Federal de Farmácia (CFF) e 12 mil lojas.
Estrutura
Para o bom funcionamento da farmácia de manipulação/cosmética, é necessária a separação de ambientes de acordo com as funções executadas, dispondo de:
- Área específica para lavagem de utensílios e embalagens utilizados na manipulação.
- Laboratório de manipulação de líquidos e semi-sólidos - destinado à manipulação de fórmulas nas formas farmacêuticas pastosas e líquidas, tais como: pomadas, cremes, loções, géis,