Estagio farmacia manipulação
Luciana Carvalhal Braga
Mariana Pace Alves
Resumo
Abstract
[1] Braga, L.C. e Alves, M.P., A cafeína como recurso ergogênico nos exercícios de endurance. Rev. Bras. Ciên. e Mov. 8 (3): 33-37, 2000.
Este estudo teve como objetivo investigar se a cafeína exerce algum efeito no corpo humano, capaz de melhorar a performance durante exercícios de endurance. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico, onde foram analisados diversos artigos científicos sobre experimentos com a cafeína e os exercícios de longa duração. Foi observado que a maioria dos estudos pôde demonstrar um aumento da performance nos exercícios de endurance associado ao consumo de cafeína (~5mg/kg). Identificaram-se, ainda, fatores que influenciaram nesse aumento da performance e que, segundo os resultados das pesquisas, estão relacionados com a liberação de catecolaminas, o aumento da lipólise, a redução de potássio no plasma, durante o exercício, a ativação do sistema nervoso central e a economia do glicogênio muscular. No entanto, alguns estudos não observaram aumento da performance de endurance. Isto poderia estar ligado à falta de controle das metodologias utilizadas. Além disso, existem algumas variáveis que interferem nos efeitos ergogênicos da cafeína na performance de endurance. Sendo assim, verificou-se que, embora a cafeína produza efeito ergogênico, ainda é necessário que mais estudos sejam realizados, a fim de determinar, precisamente, os fatores que ocasionam esse aumento na performance de endurance.
[2] Braga, L.C. and Alves, M.P., Caffeine as an ergogenic aid for endurance exercises. Rev. Bras. Ciên. e Mov. 8 (3):
33-37, 2000.
The present study was proposed to investigate if caffeine exerts any effects on the human body that could improve endurance performance. A bibliographical review was made, in order to analyse several