psicologia social
1)Questão pricipal da sessão
A psique e o social na obra de Vygotsky. A mudança qualitativa de uma está associada inseparavelmente à mudança da outra e que ambos momentos existem em uma relação complexa de recursividade e não de determinismo causal: a psique está configurada socialmente e, ao mesmo tempo é constituinte do social dentro do processo em que se configura.
2)Conceitos fundamentais e suas definições
.A relação a que se coloque necessariamente o social como causa e a psique como efeito, reproduzindo, portanto um determinismo mecanicista que Vygotsky, precisamente consegue superar a partir de sua representação dialética dessa complexa relação.
Vygotsky é interessado em explicações que nos permitam conhecer os processos diferenciados através do qual se expressa o desenvolvimento das crianças com retardo mental. Nos fala sobre definir os tipos de retardo mental.
Compreender a psique como um sistema, definido mais pela relação entre elementos que pelo conteúdo isolado de qualquer elemento ou experiência.
3)Conclusões importantes
A organização da psique da dependência está mais relacionada com os processos de educação e de socialização do sujeito do que propriamente com a deficiência que o sujeito apresenta.
4)Opiniões do autor
Vygotsky expressa uma tendência a conhecer os processos que caracterizam aquilo que estuda, que estariam relacionados com o problema estudado, que só expressa como prática social, sem qualquer referência ao problema da realidade que se define em nível simbólico no próprio espaço dessas práticas .Nessa posição o pensamento de Vygotsky é voltado para o conhecimento psicológico.
5)Suposições questionáveis ou problemáticas
Idéia de que a complexidade das formas de organização da psique não se dá a priori, e sim que se desenvolvem durante a vida do individuo. As funções psiquicas superiores não representam estruturas fechadas e sim formas de organização em permanente processo de desenvolvimento,