o natal publicitario
Gabriela Nobrega Tamiozzo
Karen Prestes de Castro Watanabe
Teoria da comunicação
Londrina
2013
Eduardo Perfete
Gabriela Nobrega Tamiozzo
Karen Prestes de Castro Watanabe
Teoria da comunicação
Trabalho que tem como tema a cultura de massas e como ela se insere no comportamento atual.
Londrina
2013
Como a festividade natalina foi moldada durante os séculos e tornou-se uma comemoração que se adéqua a indústria cultural.
O natal é hoje uma das datas festivas mais comemoradas no mundo, para muitos o natal se restringe a apenas em presentes e feriado, as pessoas esqueceram o verdadeiro significado. Por isso, dividiremos este tema em 3 partes bem distintas, a primeira parte veremos a história que envolve a festividade religiosa do natal; a segunda parte como os símbolos do natal foram criados e aceitos pela sociedade; a terceira parte falaremos sobre o natal.
Breve história do Natal, a verdade por de trás dos presentes.
O natal antigamente era comemorado em várias datas diferentes, todas a fim de simbolizar o nascimento de Jesus, que calculam ser aproximadamente seis meses após a páscoa. Ao falarmos de natal, logo se pensa em presentes. Porém o verdadeiro foi se dissipado com o tempo. A história nos diz que o natal foi criado papa Tibério no ano de 354 D.C.. Ela foi criada para lembrarmos do nascimento de Jesus Cristo. Segundo estudos essa data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível" , e era assim que denominavam Jesus, como “a luz do mundo” por isso essa alusão com o sol. Portanto ela foi criada pela igreja para simbolizar a data em que Jesus nasceu, pois, a igreja acredita que deveria cristianizar as festividades pagãs.
O Natal não fazia parte das comemorações cristãs no