água
Temos neste, pequeno texto, esclarecimentos que facilitarão a correção das Monografias e o trabalho coletivo. A proposta de realização das monografias no Colégio Prígule está assentada na elaboração de um trabalho longo, ou seja, de maior fôlego produtivo, por parte de nossos alunos do 3° Ano do Ensino Médio, no período de um (1) ano.
Partimos da concepção de Monografia enquanto um trabalho escrito a cerca de um tema escolhido e que, por obrigação, deve possuir clareza textual e conceitual (SEVERINO, 2004; ECO, 2001). Desta maneira, alguns pontos: a) A Monografia produzida por nossos alunos é pré-científica, portanto, não carece do mesmo rigor estrutural e metodológico aos quais os trabalhos acadêmicos estão submetidos. O que não significa, de forma alguma, ausência de parâmetros, qualidade e normatividade. Assim, quais seriam os parâmetros utilizados em nosso colégio? Vejamos abaixo:
a.1 – Estrutura: A monografia deverá conter em seu Corpo do Texto (coração da monografia):
I. Capítulo 1 - Histórico do Assunto (ou Revisão da Literatura): Espera-se que neste capítulo os estudantes apresentem, com clareza e de forma bastante direta, uma breve história do tema escolhido. Buscando mostrar sua evolução e quais foram os principais personagens envolvidos em tal processo. O Objetivo deste capítulo é apresentar como o assunto foi sendo conceituado conforme o passar do tempo histórico.
II. Capítulo 2 - Discussão: Nesta etapa os discentes apresentam, principalmente por meio das citações diretas, os argumentos a favor ou contra, as justificativas, as construções argumentativas ou proposições de diferentes pesquisadores e/ou autores sobre tema estudado.
Deve avaliar a capacidade de organizar, agrupar, comparar e discernir diferentes percepções e propostas a respeito de assunto.
III. Conclusão (ou Considerações Finais): É na verdade a finalização de uma Monografia,
Tese ou Dissertação. No caso em questão – elaboração da Monografia