O NASCIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL ENQUANTO PROFISSÃO
O Nascimento do Serviço Social enquanto Profissão
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota na Disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I.
Profa. Ma. Laura Santos.
TUCURUÍ- 2012 INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão dinâmica, cujo objeto de intervenção é as expressões multifacetadas da questão social. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história como Revolução Industrial.
Tal Revolução facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final deste mesmo século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando desta forma significativos impactos na estrutura da sociedade.
Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o surgimento do Serviço Social, mostrando como ocorreu o seu processo de profissionalização.
DESENVOVIMENTO
O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial, e faz critica ao capitalismo e a ao modelo industrial, mostrando condições de trabalho que eram impostas pela grande indústria ao operário durante a depressão dos anos 30 nos Estados Unidos.
As primeiras cenas do filme nos mostram que em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a