o nascimento das grandes coorporações
As primeiras ideias sobre a criação das grandes empresas não possuem uma data específica como ponto de partida e não tiveram inicio no contexto histórico da primeira Revolução Industrial. Podemos considerar a companhia das índias ocidentais como um dos principais fatos que serviram de influência, criando precedentes para criação das grandes corporações modernas. A Cia das Índias eram, basicamente, companhias de comercio, que usavam de organização, planejamento, empreendedorismo, entre outras características, que mais tarde viriam a ser primordiais para o sucesso das grandes organizações.
No século XVIII, com o surgimento da Fábrica, da máquina a vapor, do carvão como energia, da locomotiva e do aprimoramento cada vez maior das técnicas e procedimentos de produção, teremos então a Primeira Revolução Industrial. Ambos foram determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo panorama aos meios de se locomover e produzir.
Iniciando na Inglaterra, e com foco principalmente na industrial têxtil, a Revolução industrial não parou por ai, após 1830, a produção industrial se descentralizou da Inglaterra e se expandiu rapidamente pelo mundo, principalmente para o noroeste europeu, e para o leste dos Estados Unidos. Porém, cada país se desenvolveu em um ritmo diferente baseado nas condições econômicas, sociais e culturais de cada lugar.
Nos Estados Unidos a industrialização começou no final do século XVIII, e foi somente após a Guerra da Secessão que todo o país se tornou industrializado. A industrialização relativamente tardia dos EUA em relação à Inglaterra pode ser explicada pelo fato de que a parte sul dos Estados Unidos era escravocrata e basicamente agrícola. E a extensão do território também dificultava bastante a locomoção e a comunicação de pessoas e objetos, gerando assim a necessidade de um novo sistema de transporte.
“As ferrovias não foram apenas as grandes