Idade Moderna
Essa poderia ser uma das mais gerais perspectivas que poderíamos ter do período que compreende os anos entre 1453 e 1789. O reaquecimento das atividades comerciais e o Renascimento marcam o período em que o individualismo e o enfrentamento do mundo tornam-se práticas vigentes do pensamento moderno.
A idade moderna inicia-se em 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos e estende-se até 1789 com o início da revolução francesa.
Economia e sociedade
O século XV marcou uma nova fase do processo histórico da Europa Ocidental. Estruturou-se uma nova ordem socioeconômica –o capitalismo comercial. Onde a nobreza mantinha as “aparências” de poder por causa das suas terras e títulos. Embora estivessem em dificuldades financeiras, ainda sim queriam se impor segundo as novas regras da economia.
No estado moderno desenvolveu-se a noção da soberania, ou seja, a ideia de que o soberano ( governante) tinha o direito de consolidar suas decisões perante seus súditos( ou governados) que morassem no seu território. Para isso ocorrer, o estado desenvolveu vários meios para controlar a política de seu território. Alguns desses meios foram: » burocracia: funcionários que cumpriam ordens do rei e desempenhavam as tarefas de administração pública. Estes cargos eram ocupados pela nobreza palaciana e pela alta burguesia. » Poder militar: incluía toda as forças armadas- marinha, exército e polícia- para assegurar a ordem pública na sociedade e o poder do governo. » União da justiça: a legislação passou a valer em todo o território nacional. » Sistema tributário: ou seja, sistema de impostos regulares e obrigatórios para manter o governo e a administração pública. » Idioma oficial: um mesmo idioma falado em todo território do estado, que transmitia as leis, ordens e tradições da nação , além de valorizar seus costumes e cultura. O estado moderno também é conhecido como estado absolutista, porque o poder estava