O nascimento da filosofia
Artur Calai, Leonardo Lucatelli
102
Filosofia
Nossa história em quadrinhos, sintetizará a base da filosofia grega antiga e sua formação, apontando e contextualizando os elementos que auxiliaram para seu nascimento.
Aborrecente: E aí véi, to ligado que tu fez filosofia e pa, to com umas treta na escola pode me ajudar num trabalho, sei que vou me arrepender mas cê sabe como surgiu a filosofia? A fessora falou que umas vinte linhas ta bom.
Pai: Até que enfim algum interesse...
Aborrecente: Ih vai começar teu?
Pai: Não, eu posso te ajudar guri, senta ai que é longo...
Aborrecente: Xii!
Pai: Aposto que não vai se arrepender...
Há quem diga que o surgimento da filosofia grega foi um milagre. Uma passagem de mentalidade mítica para um pensamento crítico e racional. Enquanto outros, creem que foi um simples processo, gestado ao longo do tempo, e nada exclusivo. De qualquer forma, é inegavel que alguns fatores contribuíram para o nascimento do filósofo:
A Escrita
A invenção da moeda
A fundação da Pólis.
Aborrecente: Como assim velho? Quer dizer que a filosofia surgiu pra eles como algo natural?
Pai: Assim como pra nós...
Aborrecente: Mas e como esses três elementos tão básicos influenciaram de forma diferente?
Pai: Aí é que está o chamado “Milagre Grego”. Deixa eu te explicar:
A escrita influenciou o crescimento filosófico a partir do momento onde deixou de ser exclusiva a sacerdotes e atividades míticas e começou a ser usada para escrever leis, ao escrever leis e publicarem onde todos tinham acesso, a escrita tomou outro significado além de retratar uma história, ela representava uma norma, um limite, sujeitos a discussão e mudanças que poderiam ser realizadas por qualquer cidadão.
Aborrecente: Entendi uma parte, a liberdade de opinião influenciou o pensamento... Mas como assim, todos podiam mudar a lei?
Pai: Não meu filho, apenas cidadões, ou seja pessoas nacidas na cidade grega, e antes passava por um processo de