O nacionalismo econômico
1. Baseado no texto, explique por que o nacionalismo passou a ser um elemento importante nos debates políticos e econômicos brasileiros, nos anos de 1930-45.
O nacionalismo passou a ser um elemento importante nos debates sobre problemas políticos e econômicos brasileiros, figurando de modo mais frequente nos discursos dos governantes nas diretrizes constitucionais e nas próprias realizações do governo. 2. O que revelam as frequentes crises ocorridas na economia primária exportadora do Brasil?
As frequentes crises ocorridas na “economia primária exportadora” e as crises do capitalismo mundial haviam revelado as limitações estruturais da dependência econômica, mas, também, revelaram as possibilidades que se abriam, devido às rupturas estruturais e à liberação de forças produtivas. 3. Cite, com base no texto, alguns fatos que mostram as diretrizes nacionalistas nos anos de 1930-45.
A configuração história em que ocorreram a revolução de 1930 e a reorganização do Estado brasileiro permitiu a revisão das relações de dependência; e, em consequência, a reorientação do sistema econômico nacional. 4. Ao final do texto, o autor mostra que o nacionalismo econômico surgido no Brasil (1940-45) foi parcial e limitado. Por quê?
As rupturas estruturais estavam abrindo perspectivas novas à formação do capitalismo industrial do Brasil. Entretanto, as rupturas políticas, econômicas e sociais não foram completas; foram apenas parciais. Além disso, o sistema econômico e político brasileiro já estavam bastante comprometidos com o capitalismo mundial, numa relação subordinada. Em síntese, o projeto de capitalismo nacional não só foi pouco elaborado politicamente, mas já surgiu num contexto histórico dominado pela redefinição da hegemonia econômica, política, militar e cultural dos Estados