O método qualitativo e suas características
Nos últimos vinte anos tem se observado que tanto os teóricos da abordagem quantitativa, como aqueles da abordagem qualitativa dedicaram uma parte consistente de suas análises polemizando contra o outro método (Niero, 1987; Ferrarotti, 1999).Muito se diferem os estudos qualitativos e quantitativos.Para tentar compreender isso um pouco melhor,pesquisas vem sendo realizadas.
A história nos mostra que pesquisadores ao longo da história, ou seja, desde 1900 até os dias atuais.Inicialmente,tentaram quebrar uma influência positivista na qualitatividade,logo depois pro volta de 1950 ouve uma formalização de métodos qualitativos.Passado essa formalização e alguns períodos conturbados e de crise,chegamos aos dias de hoje. Por fim, o quinto momento (1990 – até os dias de hoje) é o cenário atual dos acontecimentos. O que se tem nesse instante é o distanciamento do modo objetivo de pensar, de sair da perspectiva positivista.
Para Neves (1996, p. 1) a pesquisa qualitativa é: “[...] um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Tendo por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundo social [...]”.Para ele,a pesquisa qualitativa não é baseada em números matemáticos,expressões,gráficos ou dados numéricos que digam sobre a pesquisa. A utilização de métodos qualitativos de pesquisa está em pleno crescimento.
Como por exemplo no caso da administração,há inúmeros casos de trabalhos de metodologia científica sendo feitos sobre método qualitativo.
O que faz com que esse numero cresça,é a obtenção de resultados mais fiéis,sendo que se preza como prioridade é a qualidade e não a quantidade.Um estudo qualitativo pode revelar muito mais dados e com isso facilitar a exploração das possíveis contradições.Existem dados que somente são levantados através do método qualitativo,por