Paper metodologia do trabalho acadêmico
Acadêmica: Victoria Rech Barro
Prof: Dra Ana Paula Kobarg
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Psicologia (Psi21) - Metodologia do Trabalho Acadêmico
20/04/12
RESUMO
Neste trabalho iremos aprofundar-nos no conjunto de Metodologias Científicas, abordando o Método Qualitativo e o Método Quantitativo. Ambas as abordagens possuem suas vantagens e desvantagens, e são complementares. O trabalho irá apresentar as diferenças nos tipos de pesquisa, suas definições e a importância de seu uso.
Palavras-chave: Métodos científicos. Método Quantitativo. Método Qualitativo.
1 INTRODUÇÃO
O método quantitativo tem sido muito usado em pesquisas científicas, porém existe outra abordagem que consiste no método qualitativo. Neste trabalho iremos abordar as vantagens e desvantagens de cada método. Assim como suas principais definições e a importância de seu uso.
O Método Quantitativo enfatiza a pesquisa baseada em normas e técnicas específicas. Seu campo de ação na ciência é baseado no teste de hipóteses. Pode-se dizer mais rigoroso no sentido de variáveis pré-estabelecidas.
O Método Qualitativo é mais prático, e geralmente o pesquisador obtém dados descritivos através de um contato direto com o objeto de estudo. Além disso, o rumo da pesquisa direciona-se ao longo de seu desenvolvimento.
2 CARACTERISTICAS E ESPECIFICIDADES DA PESQUISA QUALITATIVA
Dentro deste campo de estudo, existem diferentes métodos, formas e objetivos. Os pesquisadores geralmente seguem uma linha de caráter descritivo e enfoque indutivo. A investigação qualitativa usa-se de “valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões” (Minayo & Sanches, 1993, p. 247). Os estudos geralmente são feitos no local onde os dados são colhidos, e o pesquisador se utiliza de técnica empirista para avaliação dos fenômenos, que depois são analisados e