O mundo virtual e suas possibilidades
As transformações que vem ocorrendo em nosso mundo acabam trazendo consigo uma necessidade de mudança e inovação, começando pela forma de pensar das pessoas. Para se adaptar, é necessário haver um real interesse em aprender fórmulas que levem a compreensão desse “novo mundo”, pois com as inovações existentes você o enxerga como um todo e o mais interessante é que você faz parte desse todo. Fatos que alguns anos atrás você nem iria imaginar que estavam acontecendo, agora mexem com sua vida e acabam, de uma forma ou de outra, influenciando seu pensamento e suas ações. Não existe mais um mundo fragmentado, e sim um mundo interligado por pessoas, fatos e acontecimentos que modificam nossa visão e entendimento da realidade.
Essa nova forma de pensar, acaba trazendo consigo uma necessidade de transformação no processo ensino-aprendizagem, pois cada vez mais cedo os alunos têm contato com as tecnologias que trazem novas possibilidades de aprendizagem e os professores precisam entrar nesse ritmo, ou acabam sendo deixados para trás. Não há mais como adiar a interação com o mundo virtual, o professor precisa entrar nele e se valer dele, compreendendo que ele pode trazer muitas opções de aprendizagem, é só saber usá-lo.
O mundo virtual traz consigo a coletividade, onde aparecem várias idéias, de várias pessoas, de lugares e pensamentos diferentes, com isso, você interage com todas essas formas de pensar, sendo o seu próprio pensamento influenciado por isso. Isso faz com que a aprendizagem seja mais interativa, menos passiva, e tanto professor quanto aluno se tornam sujeitos na construção do conhecimento.
A autonomia e a cooperação, apesar de parecerem um tanto distintas, no mundo virtual caminham juntas, pois é necessário que cada um possua o interesse em buscar, mas ao mesmo tempo, nessa busca, você interage com pessoas que possuem interesses semelhantes, e sempre que há algum tipo de contato com outras pessoas, você estará, de