oi oi
Contudo, durante centenas de evoluções, o passo decisivo já estava dado, as mãos estavam livres e poderiam assim adquirirem mais habilidades e destreza, assim com essa maior flexibilidade adquirida transmitiu-se por herança de geração em geração. É visto então que a mão não é apenas o órgão do trabalho, é também produto dele. Que através da adaptação e as novas funções foram se transmitindo hereditariamente, e aperfeiçoados e cada vez mais complexas.
Em fase de cada novo progresso, o domínio sobre a natureza que teve início com o desenvolvimento da mão e do trabalho, foi-se ampliando os horizontes do homem fazendo-o descobrir coisas até então desconhecidas. O que também o levou a necessidade de ajuda mutua e de atividade em conjunto, o que de certa forma beneficiaria o grupo, com isso, também tiveram a necessidade uma linguagem, de um meio de entendimento entre eles.
O trabalho começa quando são desenvolvidas instrumentos, que são utilizados na caça e na pesca ou até servir como armas. Assim, a alimentação antes vegetativa passou então a ser implementada também de carne, que com essa o organismo ganhou os ingredientes necessários ainda mais para o seu metabolismo. No qual o cérebro foi o maior beneficiário, aumentando-o assim