O Mundo Global e a Arte
Disciplina: História e Cultura das Artes
Módulo nº: 10
Tema: “A Cultura no Espaço Virtual”
Docente: Susana Rainha
Discentes: Mónica Pedro
Ano: 3º
Índice
Introdução
O presente trabalho é sobre a globalização, mais concretamente o estado sa economia, o desenvolvimento dos transportes de pessoas e mercadorias, os progressos da electrónica, da informática e da cibernética. É objetivo deste trabalho expor os conteudos leccionados no módulo 10 “A Cultura no Espaço Virtual”. Está organizado em 3 partes, na 1ª parte será abordada a questão da globalização do planeta e da mundialização das economias, na 2ª parte optamos por abordar a evolução quantitativa e qualitativa do consumo e na 3ª parte falamos sobre o surgimento da arte como reflexo das novas formas de relacionamento social. A metodologia utilizada foi a pesquisabibliográfica e netgrafica sobre o tema.
Desenvolvimento
O mundo global. O espaço virtual. Comunicação em linha. A aculturação (O espaço)
A questão da globalização do planeta – isto é, de pouco a pouco nos estamos a tornar numa aldeia global onde a variedade de culturas e costumes seria substituída por uma monótona e enfadonha padronização – é um problema que remonta ao início da idade Moderna (com o começo de uma economia à escala mundial), sujeito a uma evolução histórica cumulativa e, há quem o afirme, irreversível. Todavia, esta questão impôs-se de modo mais evidente na segunda metade do século XX, sobretudo após os anos 80, quando, com a afirmação do neoliberalismo, a Humanidade tomou consciência de quanto a economia se havia realmente mundializado.
De facto hoje em dia não há economias estanques. Expressões como “a indústria italiana” (ou outra) já não se referem, como antes, à indústria feita naquele país pelos seus nacionais, mas pode significar a indústria dominada pelo