Matriz BCG Ipanema
BREVE HISTÓRIA DA MARCA
A história começou quando a Grendene, uma das maiores empresas produtoras de calçados sintéticos do Brasil e do mundo, resolveu ingressar de vez no segmento de mercado da linha praia.
Depois de anos de estudos e pesquisas, em 2001, a empresa lançou no mercado a marca IPANEMA, composta por chinelos femininos a preços competitivos.
O nome IPANEMA foi escolhido porque tinha tudo a ver com o que a empresa queria da marca: Ipanema é cosmopolita, símbolo internacional da beleza brasileira (tanto a natural quanto a feminina) e ícone do “south american way of life”, como diriam os fãs estrangeiros.
Além disso, o nome remetia à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificavam com o produto. Mesmo tendo como forte concorrente as tradicionais Havaianas, a nova marca começou a conquistar de vez um lugar cativo nos pés de milhões de brasileiras.
ESTRELA
Modelo envolvente
O modelo envolvente traz diferentes estilos e cores, o que faz com tenha uma alta participação no mercado.
DILEMA
Modelo sem igual
O modelo Sem igual surge como uma interrogação tem uma baixa participação no mercado, pois o design são voltadas para o público teen,ou seja acaba agradando um único público.
VACA LEITEIRA
Modelo anatómica
O modelo anatómica tem um elevado retorno para a empresa, pois o marketing para esse modelo é forte.
PESOS MORTOS
Modelo clássica
O modelo clássico tem baixa participação, mas tem como concorrente os chinelos tradicionais das havaianas e por isso é mantido na linha.
Atualmente a completa linha de chinelos, tamancos e sandálias da marca IPANEMA é exportada para 90 países ao redor do mundo (com distribuição em mais de
20.000 pontos de venda), onde mais de 25 milhões de pares são vendidos todos os anos. No Brasil, a marca tem expressiva participação de mercado, sendo comercializada em todo território nacional.
NETGRAFIA