o mundo foi regionalizado em paises capitalistas e paises socialistas logo apos
CARINA SALLES
INDUSTRIALIZAÇÃO NO SECULO XIX
BELO HORIZONTE, 02 DE ABRIL DE 2013.
INDUSTRIALIZAÇÃO NO SECULO XIX
BELO HORIZONTE, 2 DE ABRIL DE 2013
INTRODUÇAÕ
As grandes cidades da atualidade ao mesmo tempo em que causam admiração pela proporção de suas ruas, avenidas, arranha-céus e demais edifícios, também se constituem em espaços de incertezas e perigos. Como seriam as grandes cidades há pelo menos 150 anos? Será que elas também causavam medo e admiração? O que pode ser admirado ou temido em sua cidade?
História da industrialização do mundo no século XIX
Industrialização e urbanização
As grandes cidades, como conhecemos ou imaginamos hoje, são um fato recente. Ainda que as cidades tenham aumentado sua importância a partir do renascimento comercial (entre os séculos XII à XV) e algumas adquiriram importância comercial, poucas atingiram a faixa dos 200 mil habitantes no século XVII. No século XVIII, apenas 19 cidades européias possuíam mais de cem mil habitantes, Londres chegava a um milhão e Paris a 500 mil.
Somente a partir do início do século XIX, com o desenvolvimento da industrialização, ocorreu um grande impulso da urbanização. Embora não tenha se dado de forma igual em todos os lugares da Europa, é comum dizer que ocorreu de forma quase uniforme.
Mas o que significa o termo urbanização? Urbanização é um conceito utilizado para analisar ou entender regiões onde o aumento da população que vive nas cidades é muito grande em relação à população total, conseqüentemente, maior do que a população rural. A urbanização está ligada ao movimento migratório do campo para a cidade, isto por causa de mudanças estruturais ocorridas no campo nos séculos anteriores, as quais