O mundo dentro
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Fichamento o mundo Naian chanda
Davi wallerson Nayan Chanda nasceu em 1946, é indiano nascido na Bengala Ocidental. Especialista em globalização, mestre em história, jornalista, diretor de publicações do Centro de Pesquisa para Estudo da Globalização pela Universidade de Yale e editor da YaleGlobal Online é coautor de inúmeros livros sobre política asiática e também autor dos livros "Brother Enemy: The War After the War" (1986) e "The Age of Terror: America and the World After September 11"(2002).
Lançado em 2007, o livro "Sem Fronteiras" teve como objetivo contar a história da globalização e mostrar como missionários, comerciantes, aventureiros e soldados entrelaçaram o mundo de forma irreversível e de como isso afetou desde o comércio até a cultura vinculada a cada nação.
O capítulo 3, "O mundo dentro ", que é precedido do capítulo "Do comércio de camelos ao comércio eletrônico" e antecede o capítulo "O mundo dos missionários", começa narrando um protesto que ocorreu em Seattle no dia 30 de novembro de 1999. Chamada "A batalha de Seattle", a manifestação teve como motivos a globalização e os prejuízos ambientais, sociais e econômicos que ela causa principalmente aos países pobres. Ao decorrer do livro, o autor apresenta três produtos que se relacionam com os motivos dos protestos e os usa também para discorrer sobre o processo de globalização. São eles o algodão, o café e o microchip. Nos dois primeiros, ele usa o enfoque comercial e histórico de cada produto; já no terceiro o aspecto da evolução tecnológica e da possibilidade de interligação do mundo que o microchip proporciona é mais visado. Pelo transporte veloz de informação, Chanda coloca o chip no topo do processo de interdependência, o concedendo o mérito pela diferença entre a lenta interligação do passado e a rápida globalização de hoje.
A seguir, apresentaremos os pontos