O mundo como se vê
História
O Instituto do Coração foi oficializado pelo decreto – lei nº 42.817 de 1963, que denominava Instituto de Doenças Cardiopulmonares.
Conduzido pelos os professores Euryclides de Jesus Zerbini e Luiz Venere Decourt o centro se tornava referência em pesquisas e assistência em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica, desde a década de 50.
O primeiro transplante da América Latina e um dos primeiros do mundo, em 1968,realizado pela equipe dos doutores Zerbini e Décourt, com isso possibilitou a criação de um Instituto em 1969, com conclusão em 1975.
Dois anos mais tarde,em 10 de janeiro de 1977,com a operacionalização de seu Ambulatório, o Incor deu início ao atendimento a pacientes, que teve impulso significativo a partir da realização da Zerbini, 1978, como órgão de apoio as atividades do Instituto.
Além de ser pólo de atendimento desde a prevenção até o tratamento, o Instituto Do Coração também se destaca como um grande centro de pesquisa e ensino.
O Incor é parte do HC (Hospital das Clínicas) e campo de ensino e de pesquisa para a Faculdade de Medicina da USP.
Atendimento
O Incor atende pacientes com tratamento três situações: * SUS (Sistema Único de Saúde) * Empresas de Saúde (Convênios) * Particulares
Cerca de 80% do serviço prestado é utilizado pelo SUS.
O agendamento de consulta pelo SUS, é feito diretamente pelo serviço ambulatorial do Estado de São Paulo em que o paciente é atendido, através do sistema informatizado on line gerenciado pela Secretária de Estado da Saúde de São Paulo.
Especialidades
O Hospital do Coração é reconhecido como grande centro de formação em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica, nas áreas médica e multiprofissional desde a graduação até o doutorado, passando por cursos de aprimoramento e estágios supervisionados, entre outras modalidades. Cardiologia
É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que