O mulato
Nação Mestiça
O Nação Mestiça, ou Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, é uma organização brasileira de mestiços que tem por objetivo defender os interesses desse segmento, que segundo eles, representa grande parte da população brasileira e mundial.
Fundada em 2001, na cidade Manaus, no Amazonas. O objetivo do órgão é valorizar o processo espontâneo de mestiçagem entre os diversos grupos étnicos e raciais do país e promover a defesa da identidade mestiça e ao reconhecimento dos mestiços como herdeiros dos legados dos povos dos quais descendam. A atual presidente da organização é Helda Castro.
Atividades recentes e atuais no Brasil
Tem atuado junto a fóruns e organizações de defesa dos direitos humanos. Participou, após sofrer forte oposição de lideranças do movimento negro e indígena, da 1ª Conferência Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Brasília, 2005) com a única delegada mestiça do evento e atuou na instituição do Dia do Mestiço (27 de junho) no Amazonas, Roraima e Paraíba. Tem sido crítico da política racial e étnica multiculturalista do governo Lula e Dilma, administrada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), que entende ser contrária à etnia mestiça. Protestou na 1ª Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Amazonas contra o não-reconhecimento da identidade cabocla pelo governo federal, através da SEPPIR. 2.000 pessoas são associadas e filiadas ao movimento. O movimento possui representação nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
Pardos
Brasileiros