O movimento moderno antes de 1914
O sentido de composição tridimensional de Wright, atingiu a maturidade em 1900, apresentando marquises muito salientes, e extensos terraços, formando rigorosamente uma simetria e seguindo o ritmo caracteristico do estilo do século XX. Em 1905, a W.R Heath House, em Buffalo, tem um plano livre, um conjunto de salas interligadas, tipo “pradaria”.
Evidente a preferência de Wright pelas formas decorativas rígidas e angulosas, semelhantes, na Europa às de Berlage, os Holandeses foram os primeiros a adorar o estilo de Wright, depois de sua divulgação em duas publicações Alemãs em 1910 e 1911.
Resumindo, a importância de Frank Llooyd Wright, reside no fato de que, ninguem em 1904 ter construido edifícios tão próximos do estilo atual como os dele.
Auguste Endell , teve como sua obra principal o Estúdio Elvira, de Munique, a ausência propositada de equilibrio entre as aberturas e a superfície da parede, ou entre as janelas do primeiro andar, e as do térreo, assim como as curvas das barras de metal que separam as vidraças, tinham afinidades com Guimard em Paris, com Gaudí em Barcelona e com Mackintosh em Glasgow.
No mesmo ano que a fachada do Estúdio ficou conhecida, Endell publicou sobre as proporções fundamentais dos edifícios, o que é totalmente original e inspirador. Olbrich tornou-se conhecido com o edifício para a Sezession, o grupo de artistas que ele fundou em conjunto com Klimt e outros, e que desenvolveu uma versão Austríaca da Art Noveau e mais tarde conduziu, a partir da decoração linear, ao estilo mais arquitetônico.