Por uma Arquitetura
FAU-UNICID
História da Arquitetura e Urbanismo – Modernismo
Resenha do livro “História da Arquitetura Moderna – Capitulo 13 – A FORMAÇÃO DO MOVIMENTO MODERNO”
São Paulo, 11 de Setembro de 2014
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
FAU-UNICID
4°A
História da Arquitetura e Urbanismo – Modernismo
Criação de resenha na disciplina de História da Arquitetura e Urbanismo, ministrado pelo Prof. Ms Mozart na instituição de ensino Universidade Cidade de São Paulo.
São Paulo, 11 de Setembro de 2014
A FORMAÇÃO DO MOVIMENTO MODERNO (1918-1927)
O capitulo se inicia com uma introdução e contextualização histórica da arquitetura referente á Arquitetura pré-Revolução Industrial, e como se organizava as cidades daquela época. A primeira parte trata do desenvolvimento da cidade industrial, as mudanças que ocorreram, a passagem da cidade medieval da época para um pólo industrializado. Explicando de maneira detalhada o resultado histórico da chegada do movimento moderno, esse mesmo movimento não pode ser etiquetado como o mais recente das tendências que se alternam em curto período de tempo, mas testemunham a mudança em um nível mais profundo dando um novo rumo, com o objetivo de suprir as necessidades do momento.
Benévolo entende que a arquitetura moderna apresentada ao redor do mundo eram apenas reflexos daquela apresentada e estudada na Europa e a América setentrional, ou seja, não era criado do nada, era apenas copiado e recombinado de diferentes formas.
Os países que apresentaram resultados de valor internacional, não ligados aos modelos europeus ou estadunidenses, modelos capazes de estimular as experiências tanto do Velho como do Novo mundo e aborda questões como, o ensino da arquitetura na época, os métodos utilizados para formar os novos arquitetos que passariam a trabalhar com os materiais que surgiam na Revolução Industrial - como o ferro e o vidro que se tornaram