Resenha critica do livro ética e vergonha na cara
Logo no inicio do livro os autores já começaram a trabalhar a ética com um exemplo muito intrigante em que em uma corrida de rua o principal corredor que havia conquistado muitos títulos, estava na frente quando acabou se confundindo com a sinalização e achou a corrida havia terminado e parou logo em seguida o então segundo colocado (que por tal situação poderia se tornar o primeiro) gritou-o avisando que a corrida não havia terminado e deveria continuar, foi isso que aconteceu o então primeiro colocado que havia se enganado continuou e venceu a corrida. Com esse exemplo nós podemos analisar vários aspectos: fair play, caráter, empatia, respeito, escolhas e muitos outros. O segundo colocado poderia ter continuado a corrida tranquilamente e com isso ter ganhado, mas a sua escolha o levou para a derrota! Ou não! Então do ponto de vista ético do corredor, alertar o outro foi o melhor a fazer e a seu ver o correto.
Quando se trata de ética, esta é uma palavra que vem acompanhada de varias outras e também não podemos definir ética em uma única frase, a ética como Aristóteles nos mostra vem com um significado e com o tempo foi se modificando até chegar a Kant e nos interpretar de outro jeito. Oque pra mim é uma atitude ética talvez para você não seja e vice-versa, oque influencia é o meio onde nós crescemos a educação familiar que nós recebemos a escola onde estudamos os valores que nos foram passados e por ai vai com muitas influencias sofrida em nossa formação.
Ao falar de ética podemos relacionar com outra palavra a liberdade por quê? Explico esta pergunta com um exemplo: quando um gato nasce ele já sabe oque deve fazer coisas que um gato faz como miar, escalar, correr de cachorros entre outras coisas que um gato faz, ou seja, ele não tem outras escolhas ou ate mesmo discernimento para escolher oque deve fazer, mas nós seres humanos sim temos escolhas para nos decidirmos e saber