O movimento de reconceituação do serviço social na américa latina e seu significado para o brasil
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Gerlice Costa
O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA: SEU SIGNIFICADO PARA O BRASIL
Rio de Janeiro, Outubro 2012
Gerlice Costa
O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA E SEU SIGNIFICADO PARA O BRASIL
Trabalho de estudo orientado referente a avaliação de A1 para disciplina de fundamentos hitóricos, teóricos do serviço social III sob a orientação da professora Amanda.
Rio de janeiro, Outubro 2012.
APRESENTAÇÃO DA OBRA
Apresente obra refere-se a identificar os traços que compõe a imagem social da profissão do serviço social no Brasil, imagem esta composta pela autoimagem profissional (teórico-crítico) e pela imagem socialmente consolidada (conservadorista/ tradicional).
A autora relata os acontecimentos históricos brasileiros e sua relação com a emergência da profissão e o processo de construção do seu projeto ético político.
Este projeto profissional se expressa na formação e no exercício profissional, buscando sua autonomia face a qualquer governo. Governo este que provoca o aprofundamento das mazelas da “questão social” no atual momento de crise orgânica do capitalismo, que atinge e destrói direitos sociais e trabalhistas historicamente conquistados.
DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DA OBRA
O livro está organizado em três capítulos a saber:
O primeiro capítulo: A consolidação do capitalismo no Brasil – Fundamentos sócios-históricos para a profissão, tem por objetivo identificar, tomando como solo as tendências gerais do movimento do capital, os fundamentos sócios-históricos da instauração da ordem burguesa no Brasil e, com isso, apresentar as mediações capazes de desvelar a emergência de uma profissão como o