O monge e o executivo
Uma História sobre a Essência da Liderança
Resumo
O livro o monge e o executivo conta a história de um executivo que abandonou sua carreira para ser monge e ajudar as pessoas a ser um bom líder. Conta a história de John Daily, gerente geral de uma grande indústria de vidros que passa uma semana em um mosteiro religioso. Em sua vida houve um nome que o perseguia, esse nome era “Simeão”, pode ate ser uma coincidência, foi pronunciado em seu batismo, na crisma, no casamento e até em um sonho que dizia: Ache Simeão e ouça-o.
John era casado com Rachel e havia adotado uma criança, após anos de casado, pelo fato de Rachel sofrer de infertilidade e deram o nome de John, após 2 anos um milagre aconteceu Rachel engravidou e teve Sara. Rachel trabalhava uma vez ao dia em seu consultório de psicologia, pois achava muito importante se dedicar aos filhos. A família de John tinha boas condições de vida, cheia de satisfações. Mas como as coisas nem sempre são como parece, a família de John estava se desestruturando, Rachel estava infeliz no casamento, o relacionamento com os filhos não estava bem, as crianças estavam rebeldes e diferentes, e até onde John trabalhava estava passando por mudanças, os funcionários fizeram campanha para que um sindicato os representasse, mas seu chefe não gostou da ideia, pois deu entender que o problema se tratava de gerenciamento de John, e até a gerente dos Recursos Humanos aconselhou John a rever seu estilo de Liderança. No time de beisebol que era voluntário, também não estava indo bem, vários pais estavam reclamando que seus filhos não se divertiam e até exigiram que seus filhos fossem transferidos para outros times.
Rachel muito angustiada sugeriu que John conversasse com o pastor de sua igreja e foi sugerido que John participasse de um retiro num pequeno mosteiro cristão chamado João da Cruz, onde abrigava cerca de 40 frades e um deles era Leonard Hoffman, um ex-executivo, chegando em casa contou a Rachel o que o