O monge e o executivo
O Monge e o Executivo - Uma História sobre a Essência da Liderança
João Delbin
Mestre em Engenharia Urbana, Administrador de Empresas, Professor Universitário e Consultor de Empresas na área
de Gestão de Pessoas.
O autor Jame C. Hunter é Consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência. No livro O Monge e o Executivo ele conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. O livro é apresentado em sete capítulos.
importantes que um líder pode escolher para desenvolver. Quando se interrompe a pessoa ao meio de uma frase, enviam-se mensagens negativas: Primeiro: se você interrompe, é porque não estava prestando muita atenção ao que o outro dizia, já que sua cabeça esta ocupada com a resposta. Segundo: se você se recusa a ouvir, não está valorizando a opinião de quem está falando. Terceiro: você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o outro tem a dizer. Os sentimentos devem ser expressos através de suas ações. Porém se faz necessário falar quando se tem vontade, vontade de falar é aquela sensação que você tem uma contribuição a dar.
No primeiro capitulo intitulado As Definições o autor aborda as definições do dia-adia. A vida nos apresenta diariamente situações, nas Nós nos comprometemos, voluntariamente, quais temos que definir e decidir ações, no entanto a uma série de coisas: ser pai ou mãe, marido ou para decidir é necessário ter em mente que é esposa, professor ou professora e a ser líder. Não importante tratar os outros seres humanos somos forçados a desempenhar esses papéis. Não