Portugal e a ditadura salazarista
Índice introdução 3 capitulo.1 – O Começo da Ditadura Salazarista 4 capitulo2. – A Ditadura Salazarista 5 Capitulo3. – O Fim da Ditadura Salazarista 6 conclusão 7 webgrafia bibliografia 8 anexos 9
introdução
Na realização deste relatório abordamos diversos capítulos sobre a temática de Portugal e a Ditadura Salazarista. No primeiro capitulo deste relatório é referido o “capitulo 1 O Começo da Ditadura Salazarista”, de seguida o “capitulo 2 A Ditadura Salazarista” e finalmente o “capitulo 3 O Fim da Ditadura Salazarista”.
Espero que seja do seu agrado a leitura deste relatório e que aumente os seus conhecimentos sobre Portugal e a Ditadura Salazarista.
capitulo.1 – O Começo da Ditadura Salazarista
O golpe desencadeado pelas forças armadas, em 1926, instaurou em Portugal, uma ditadura militar, tal como acontecia noutros países da Europa.
Contudo, a instabilidade política e os problemas económicos persistiram o que fez agravar o défice orçamental e a dívida externa do país. Foi neste contexto de grande instabilidade que o general Óscar Carmona foi eleito Presidente da República em 1928.
Ao entrar na presidência, Carmona convidou António Oliveira Salazar, professor na Universidade de Coimbra, para ministro das finanças. Este aceitou o lugar, na condição de supervisionar os ministérios e de ter direito de veto sobre os aumentos das despesas.
capitulo2. – A Ditadura Salazarista
Salazar conseguiu aumentar em muito o valor das receitas do país, graças à redução das despesas da Saúde, Educação, dos funcionários públicos e de outras despesas.
Desde logo ele é considerado o salvador da Nação, tendo conseguido um imenso prestígio.
O seu poder incidia em criar um estado forte, que garantisse a ordem, o que não se verificava no período da Primeira República, entre 1910 a 1926.
Para ele um estado forte devia assentar essencialmente no reforço do poder executivo, em que seria o seu chefe. Assim,