O Monge e o Executivo
DE
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
ANDRÉ DE PAULA CUNHA LOPES
1) Qual a contribuição dada por Len Hoffman ao grupo?
O privilégio de compartilhar alguns “Princípios de Liderança” que mudaram a vida dele. Trazendo a tona assuntos como chaves da liderança, verdadeira liderança, relacionamento pessoal, servir, sacrifício, amor, e muitos outros, inclusive uma tema como ninguém gerencia pessoas. Alguns destes tópicos que Len afirma são antigos, podem ser comparados com outros pensadores tais como: Idalberto Chiavenato, Bateman/Snell e Augusto Cury.
2) Trace considerações sobre a diferença entre Poder e Autoridade discutida por Len e seu grupo.
Primeiro vamos definir o que é Poder e Autoridade dado por Len ao grupo, definições estas parafraseadas por ele e que se encontra no livro “The Theory of Social and Economic Organization.” (A teoria da organização econômica e social) de Max Weber, um dos fundadores da sociologia.
- Bíblia de Estudo Pentecostal Antigo e Novo Testamento, traduzida para o Português por João Ferreira de Almeida, revista e corrigida – Edição 1995
- O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança – James C Hunter – sextante – 2004
“Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição e força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer”
“Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”
Discordo do ponto de vista de Len quando o mesmo menciona que não é necessário ter cérebro para ter poder, cita até o exemplo de uma criança de dois anos, que são mestras em dar ordens aos seus pais, e outro exemplo de governantes maus e insensatos ao longo da história. No primeiro exemplo a relação de poder não existe, os pais por comodidade, cedem aos gritos da criança como assim dizendo “Vamos fazer para parar os gritos”. No segundo exemplo é um problema de caráter, de falta de humanismo, sem amor ao