O Monge e o Executivo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FOLHA COMPLEMENTAR
TURMA: ______________________________
RA:
NOME:
O relatório pode ser feito nessa folha e/ou com material anexo.
Resenha: O Monge e o Executivo.
De maneira bem peculiar e seguindo um roteiro comovente o autor norte-americano James C.
Hunter expõe a história de John Daily, um executivo aparentemente bem sucedido que aos poucos vê a sua vida declinar, e não consegue compreender o porquê deste declínio.
Casado, pai de um casal de filhos e gestor de uma empresa renomada, John passa por muitas dificuldades tanto em suas atividades profissionais quanto em sua vida familiar. Orientado por sua esposa, e depois de relutar muito, este decide participar de um retiro em um mosteiro cristão para refletir sobre seus erros e colocar a sua vida em ordem. A obra é narrada na primeira pessoa do singular e, portanto compreende a participação ativa do próprio protagonista no desenrolar dos fatos. Hunter empresta voz ao seu personagem e partilha com o leitor cada momento de sua trama da forma mais íntima possível, partilhando não só as descobertas e alegrias daquele, mas também expondo suas dúvidas, inquietações e acima de tudo o seu receio.
O receio de mudar, de admitir que não esteja no caminho certo, o receio de se auto-reconhecer, o confronto de John com seus sentimentos e a transformação que isto ocasiona são os principais atributos de
O
monge
e
o
executivo.
O conflito interno do executivo passa a ser o pano de fundo da obra, que tem como tema principal a significação da liderança em sua essência, a liderança enquanto uma atividade humana e que deve ser exercida na forma de serviço e assistencialista e não imperialista e ditatória.
A obra questiona sobre o modelo coorporativo atual e pretende esclarecer o que vem a ser a liderança contrapondo-a
com
os
modelos
vigentes
de
relações
interpessoais.
É feita uma