O Monge e o Executivo
O Livro conta a história de Jonh Daily, um executivo aparentemente bem sucedido que aos poucos vê sua vida caindo rapidamente, e não consegue saber o motivo.
Ele é casado, pai de uma casal de filhos e gerente de uma grande empresa, no momento está passando por diversas dificuldades no trabalho e na vida pessoal. Depois de acontecer vários ocorridos na família e na empresa, Jonh com sua mulher toma uma decisão dele participar de um retiro em um mosteiro, para refletir seus erros e ter contato com um grande líder chamado Hoffman.
John tinha um receio, receio de mudar e de admitir que não está no caminho certo, da sua família e nem do seu trabalho, por isso quis ir para o mosteiro porque Hoffman era um grande líder antes de se tornar Monge, assim John poderia pegar algumas dicas com ele.
A história toda é contada dentro do mosteiro, onde todos os participantes ficavam em uma espécie de exílio, onde tem uma programação própria para todos, cheio de treinamentos, atividades e momentos de reflexão, onde a humildade, a atenção e a paciência são os principais objetivos trabalhados para o aproveitamento dos participantes.
No retiro conta com seis participantes, cada um com uma característica e funções diferentes, porém com uma característica em comum, cada um é líder na sua formação.
Os participantes tem que comentar os seus problemas no dia a dia e resolverem em equipe, e o grande responsável deste processo é Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para tornar monge, Hoffman é uma verdadeira lenda no mundo dos negócios onde desperta o interesse de Jonh, que busca inspiração para melhorar suas habilidades. A maior referência de Hoffman é um homem que não ocupou cargo algum e foi o maior líder de todos, esse homem é Jesus Cristo.
Sabendo de que as pessoas rendem mais quando estão felizes e fazem o que gostam, o autor mostra os valores morais, a partir de criação de um ambiente favorável para este desenvolvimento,