o monge e o execultivo
O livro fala sobre a importância da liderança e do bom relacionamento entre líder e empregados. Através da história desses personagens interessantes, o autor apresenta pontos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso. Pude perceber também que a base da liderança não é o poder, mas sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E que para ser um bom líder e preciso ter algumas características como:
Ser serviçal e ter um olhar acolhedor; Não pode ser arrogante e nem ser desrespeitoso com os outros; Deixar o orgulho de lado e pedir ajuda quando necessário; ter união para ajuda a resolver os problemas e trazer a sabedoria; Ouvir o que as pessoas têm a dizer; opinar sempre que puder; Ter um propósito; ter a liberdade para escolher; assumir o compromisso e as responsabilidades; Honestidade; confiabilidade; Bom exemplo; Cuidado; Compromisso; Ser bom ouvinte; Conquistar a confiança das pessoas; Encorajar as pessoas e agir com atitudes positivas e entusiásticas.
E através dessas características podemos diferenciar o líder do gerente.
Lendo esse livro consegui entender também que a definição para a palavra liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. E que liderar siguinifica algo como prover um significado ao trabalho O livro nos mostra um modelo de liderança baseado na vontade. O Amor, e quem faz com que aconteça o serviço e o sacrifício.
Este livro nos da uma visão humanista de como deve ser o relacionamento pessoal em conjunto nas organizações, sejam elas familiares, empresariais ou governamentais.