O monge eo executivo o velho paradigma
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PÓS CIRURGIA CARDÍACA NA FASE 1 DA REABILITAÇÃO ATRAVES DO QUESTIONÁRIO MOS SF-36
INTRODUÇÃO
O Medical Outcome Study 36-item Short Form (MOS SF- 36) é o questionário de medidas genéricas de qualidade de vida mais utilizado. Segundo estudos comparativos de uma série de medidas genéricas de saúde, o SF-36 é o mais sensível à melhora clínica, entre os demais instrumentos testados, pois tem sua validade, aceitabilidade e confiabilidade comprovadas. O MOS SF-36 é um questionário que pode ser auto-administrável, composto por 36 itens, agrupados em oito dimensões de saúde: funcionamento do organismo, dor corporal, socialização, saúde mental, vitalidade, percepção geral da saúde, limitações causadas por problemas físicos e limitações por distúrbios emocionais, e tem o propósito de examinar a percepção do estado de saúde pelo próprio paciente.
A fase I compreende a parte inicial do programa reabilitação cardíaca, sendo a fase hospitalar aguda. O indivíduo internado que sofreu cirurgia cardiovascular, inicia a programação de reabilitação física tão logo seu quadro clínico seja considerado estável, passando por estágios (steps) que evoluem de acordo com a sua recuperação. Esta fase tem como objetivos evitar os efeitos negativos do repouso prolongado no leito, estimular o retorno mais breve às atividades físicas cotidianas, manter a capacidade funcional, desenvolver a confiança do paciente, diminuir o impacto psicológico (como ansiedade e depressão), evitar complicações pulmonares, maximizar a oportunidade da alta precoce e fornecer as bases de um programa domiciliar.
METODOLOGIA
Amostra
Foram incluídos neste estudo 24 indivíduos de ambos os sexos, sendo 15 homens e 9 mulheres, com faixa etária compreendida entre 23 e 77 anos (idade média de 58 ± 6 anos), portadores de angina estável, sendo o mais jovem portador de dislipidemia congênita, submetidos à cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio, com quadro