O mito de Galgamesh

550 palavras 3 páginas
HISTORIA
“O MITO DE GALGAMESH”

A base do mito

O mito tem como base uma pedra conhecida como “A Epopeia de Gilgamesh”, e que não se sabe muito a respeito. Na qual está escrita na forma literária mesopotâmica, uma antologia de lendas e poesias que não se pode saber sobre a real origem. Ela foi transmitida, ao longo do tempo, de geração para geração, através das pessoas que falaram sobre ela, espalhando o mito.
Gilgamesh foi o quinto rei da dinastia de Uruk da Suméria, citado na “Epopeia de Gilgamesh” que reinou no período pós-diluviano, por volta de 3000 (A.C.). Após seu reinado, e assumindo que tenha sido um personagem histórico real, Gilgamesh foi considerado o mais ilustre antecessor dos reis sumérios, tornando-se objeto de lendas e poemas e sendo venerado como deidade. Na obra, o rei é apresentado como filho de Lugalbanda e uma deusa, Ninsuna. Gilgamesh era, assim, um semi-deus, descrito como dois terços deus e um terço humano, dotado de força sobre-humana. Gilgamesh era conhecido por buscar a vida eterna, tal que está escrita na epopeia, e base para o mito de que ele governou por mais de 120 anos, e vencendo quase todas as batalhas por território.

A Epopeia de Gilgamesh

A Epopeia de Gilgamesh, composta em doze cantos com cerca de 300 versos cada um, é provavelmente, o mais antigo texto literário escrito pelo homem, redigido em sumério, por volta do fim do terceiro milénio antes de Cristo.
A Epopeia de Gilgamesh, preservada em placas de argila, com caracteres cuneiformes, foi encontrada numa das ruínas na Mesopotâmia, cerca de 1890, altura em que foi decifrada.
Este poema foi, traduzido em diversas línguas, com cerca de 3500 versos, a que pertencia à biblioteca de “Assurbanipal” - o último grande rei do Império Assírio.

Gilgamesh

Gilgamesh, cujo significa "o velho que rejuvenesce", foi rei da Suméria e fundador da cidade de Uruk (antiga cidade que se situava a 270 Km a sul de Bagdade) por volta de 2700 A.C.

Relacionados