O mistério do fundo do pote
O Mistério do Fundo do Pote
Três Saudades é uma cidadezinha pequena que se perdia entre três ruas, o rio e a estrada lá não existe a fome. Todos se alimentavam da Casa dos Grãos de sementes e farinhas, todos os potes guardavam mistérios. Três Saudades começou a se modernizar: ganhando estação de trem, rádio, telefones, cinema e até televisão. Com a estação de trem, começaram a chegar a três Saudades cada vez mais mercadores, eles vendiam e compravam de tudo! Só não podiam entrar na Casa dos Grãos.
Certo dia Rosa encontrou contas de cristal e fez um belo colar mais começou a ser vigiada, perseguida até então o cão farejador 2 estava fazendo perguntas para Rosa, quando o cão farejador 1 chega com Benito e Cravo nos braços dizendo que eles estavam pegando sementes e farinhas a mais, então chega a Governadora e eles logo descobrem que era Joana que pedia ajuda uma vez ou outra. Rosa acaba perdendo de vista José o homem que ama... A velha vizinha foi dizer a Governadora que viu Rosa tirando as contas dos potes de grãos, então a Governadora manda prender Rosa, afirmando que ela avia roubado o colar. Rosa Logo diz: - Eu não roubei... Eu achava as contas... Todo mundo podia achar! Então a Governadora manda-a devolver uma por uma as contas aos potes de grãos.
Ouve-se um grito. Todos saem correndo rumo à Casa dos Grãos, todos pegaram o máximo que podiam. Os potes se quebraram e nasceu a fome, Rosa e seus irmãos foram embora, a Casa de Grãos nunca mais existiu e tudo tinha que ser comprado, e muitas vezes por preços muito altos. José encontra Rosa e ela logo diz que está grávida e vai nascer seu filho.