O meu metodo
•
Vou explicar sua pergunta propondo estas questões:
-Como o contador poderia avaliar, analisar, quantificar a situação financeira de uma empresa (índices de endividamento, liquidez, rentabilidade dos investimentos) se não possuísse uma visão abrangente dos mercados financeiros, da conjuntura econômica do país?
-Como proceder à contabilidade nacional se o profissional não possui conhecimentos dos agregados macroeconômicos (renda, emprego, consumo, investimentos, gastos governamentais)?
Espero, com esses exemplos, ter elucidado sua questão.
Source:
sou economista e contador
Contabilidade ambiental, é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente.
Seu objetivo é propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.
A gestão ambiental começa a ser encarada como um assunto estratégico dentro das organizações e isso tem se tornado um fator importante de competitividade. Um estudo realizado pela BAXTER, uma das gigantes indústrias farmacêutica dos Estados Unidos , revela que cada dólar aplicado em programas voltados para o meio ambiente traz uma economia financeira de três a cinco vezes o seu valor. Isto provocou uma mudança no comportamento das empresas em relação ao meio ambiente, fazendo aumentar os investimentos em gestão ambiental nos últimos anos.
A Contabilidade do Meio Ambiente tem crescido de importância para as empresas em geral, porque a disponibilidade ou escassez de recursos naturais e a poluição do meio ambiente tornaram-se objeto do debate econômico, político e social em todo o mundo.
Vantagens da utilização da contabilidade ambiental:
- identificar e alocar custos ambientais, de maneira que as decisões de investimentos estejam