admiravel mundo novo
MARINA SOLEDADE DE ALMEIDA
2º A
RESUMO CRÍTICO SOBRE O “ADMIRÁVEL MUNDO NOVO”
O mundo atual previsto em Admirável Mundo Novo
Salvador
2014
O mundo atual previsto em “Admirável Mundo Novo”
“Numa época de tecnologia avançada, a ineficiência é pecado contra o Espírito Santo. Um estado totalitário realmente eficaz seria aquele em que o executivo todo-poderoso constituído de chefes políticos e de um exército de administradores, controlasse uma população de escravos que não precisassem ser forçados, porque teriam amor à servidão. Fazê-los amá-la é a tarefa atribuída, nos atuais estados totalitários, aos ministérios da propaganda, editores de jornais e professores. Mas seus métodos ainda são empíricos e não científicos.”
(Prefácio do livro)
Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, é um livro cheio de reflexões sobre o mundo e as tecnologias que vem sendo produzidas dentro dele, principalmente sobre o que a ciência pode gerar em cima dos homens. Apesar do livro ter sido escrito há 80 anos atrás, Huxley acabou prevendo a atual “escravidão tecnológica” em que se encontra a humanidade.
Podemos dizer que hoje existe uma nova forma de escravidão e autoritarismo, onde fazem com que o indivíduo acredite que ele precisa viver daquela forma sem que ele perceba que esta manipulação está acontecendo. Atualmente, podemos dizer que uma maioria da população tem seus aparelhos eletrônicos como verdadeiros “deuses”, muitas vezes até entram em discussões para provar que o seu celular ou qualquer outro produto é melhor diante das outras marcas. O que essas pessoas acabam não notando é que estão na verdade alimentando uma ideia de consumo e subordinação aos grandes conglomerados financeiros.
No livro, cada ser humano é criado num laboratório e em grupos, onde cada grupo terá que cumprir um papel diferente na sociedade. As pessoas da casta Delta, por exemplo, foram