O mestre
Resposta da questão 1: [A]
A bacia hidrográfica do rio Paraguai (parte dos territórios dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) localiza-se em sua maior parte na Planície e Pantanal Mato-Grossense. Em rios de planície, o fluxo de água é mais lento, são favoráveis ao uso hidroviário, porém apresentam pouco potencial hidrelétrico.
Resposta da questão 2: [E]
Como mencionado corretamente na alternativa [E], a dessalinização, processo de retirada de sais e outros minerais da água, pode ser realizada tanto em águas continentais quanto em oceânicas. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a dessalinização das águas não resulta em salinização dos solos; [B], porque a salinidade é mais elevada em áreas cuja temperatura é maior; [C], porque o Brasil adota o processo de dessalinização para a produção de sal marinho e em áreas do semiárido nordestino elevando a potabilidade da água; [D], porque a dessalinização tem como objetivo a retirada de sais e outros minerais.
Resposta da questão 3: [B]
As planícies fluviais (as populares “várzeas”) são superfícies planas caracterizadas pelo processo de sedimentação. Ou seja, todos os anos, no período chuvoso, os rios ficam cheios, transbordam e causam inundações naturais que permitem a deposição de partículas minerais e matéria orgânica. Portanto, o uso indicado para as planícies fluviais é a conservação do ecossistema natural (matas ciliares) e a implantação de áreas verdes com finalidade ecológica e de lazer. Porém, não foi o que se verificou na Grande São Paulo, onde a urbanização e a construção de avenidas avançaram sobre as várzeas. A impermeabilização do solo na região metropolitana de São Paulo é o principal fator que ocasiona as grandes enchentes. A água não consegue infiltrar, escoa superficialmente de forma rápida e em grande volume, assim, os rios como o Tietê não conseguem dar vazão e transbordam. O procedimento de retificação dos rios e construção de avenidas no fundo de vales