O Mercado
Mercado
• Conceitos:
– A situação ideal (abstrato e genérico) onde se confrontam os vendedores e os compradores.
– Local concreto de venda de produtos (ex.
Mercado de fruta, supermercado).
– Lugar teórico de confronto de preços: mercado internacional, mercado de trabalho, mercado de capitais (ex.bolsa).
– A forma de determinar o preço de um bem
(ex.preço de mercado) – através do encontro da oferta e procura – refere sempre a possibilidade de encontrar bens ou fatores produtivos a um dado preço.
Lei da Procura
A quantidade procurada de um bem varia na razão inversa do respetivo preço. Quanto maior for o preço, menor será a quantidade procurada de um bem.
• A procura individual representa as intenções de compra de cada consumidor para cada preço.
• A procura agregada ou colectiva é o resultado do somatório das procuras individuais.
Determinantes da Procura
Fatores da
Procura
Rendiment os Preço do
Bem
Preço
Preferência do Consumido r Preço dos outros Bens
• Preço dos bens: quanto maior for o preço do bem, menos procura existe.
• Rendimento: aumentos no rendimento dos consumidores originam aumentos na procura dos diferentes bens. Bens inferiores são bens cuja procura diminui sempre que o rendimento da população aumenta. Bens normais são os tipo de bens cuja quantidade demandada varia diretamente a variação do rendimento do consumidor. • Preço dos outros Bens: Bens substitutos: redução do preço de um dos substitutos provoca o aumento da procura desse bem e a diminuição da procura do outro que lhe é substituto. Bens complementares: diminuição do preço de um dos bens provoca o aumento da procura desse e do seu complementar.
• Preferência dos Consumidores: A quantidade procura é ainda influenciada pelas alterações das preferências dos consumidores. A alteração das preferências dos consumidores faz deslocar a procura do bem A para o bem B. Houve então, um decréscimo na