O mercado global x o “neoconsumidor”
Estudar o comportamento do consumidor vem se tornando cada vez mais um desafio para os profissionais de marketing. O processo de globalização abriu as fronteiras nacionais para a expansão do comércio mundial e acabou com as barreiras comerciais entre os países. Com isso cresce a concorrência entre os produtos nacionais e estrangeiros. Aumenta a competitividade entre as indústrias e o mercado se volta para novas estratégias de conquistar o consumidor tais como: maior oferta de produtos, preços mais competitivos e qualidade variada.
Sendo assim, a concorrência entre as empresas gera a busca pela preferência do consumidor no mercado, para isso tendem as empresas a cada vez mais procurar melhorar a qualidade dos produtos e ao mesmo tempo oferecer preços mais baixos. Ocorre que, ao tentarem alcançar uma posição competitiva no mercado as empresas aperfeiçoam suas técnicas, melhoram seus produtos e modernizam suas estruturas, o que proporciona a estas, em contrapartida, crescimento e favorece ainda o desenvolvimento econômico do país. Mas o que interessa aos investidores no momento de escolher em qual companhia aplicarão seus capitais?
Existem vários fatores a serem considerados pelos investidores neste momento. São analisados principalmente os fatores risco, rentabilidade e preço. Todavia, tendo em vista a evolução e desenvolvimento que o mercado de capitais tem alcançado, outros fatores tem sido exigidos e procurados pelos investidores, dentre estes destaca-se a política de disclousure.
Disclousure: é o termo utilizado em inglês para política de divulgação de informações ao público investidor de uma companhia. Portanto, significa dizer que uma empresa que adota a política de disclousure é uma empresa que possui transparência, na qual existe respeito ao investidor que aplicou capital na companhia e que, por isso, merece ser informado sobre fatos relevantes
Que não podem alterar seu planejamento sobre o