o mercado de trabalho
O mercado de trabalho na atualidade está mais exigente, vivemos uma grande revolução com indústrias motorizadas, surgem novas tecnologias, fazendo com que o trabalhador procure se aperfeiçoar mais.Também podemos perceber o crescimento cada vez maior da participação da mulher em áreas que antes eram exclusivas dos homens.
Para falarmos um pouco desta revolução industrial que tem feito com que os trabalhadores de um modo geral procurem se especializar mais, uma grande procura por cursos técnicos, cursos de nivel superior, com seus mestrados, doutorados, e também a grande procura para fazer um curso de inglês, ou outras línguas, para poderem se manter no mercado e competir pois a exigência tem aumentado muito, no mesmo tempo em que acompanhamos o desenvolvimento das tecnologias, percebemos contradições como por exemplo a falta de pessoas prestadores de serviços essenciais como; costureiras, domésticas, frentistas, sapateiros. Outro fato observado que com uso das máquinas com suas tecnologias o trabalhador vai ficando sem o espaço que antes era ocupado por eles, constatamos diariamente em uma ida a um banco, ou indo a uma indústria, e em nossos lares com o uso de eletrodomésticos que fazem quase tudo.
No que toca a questão da mulher no mercado de trabalho a participação dela nesta revolução, ocupando cargos em grandes empresas, juízas, delegadas, empresárias, guardas e até soldadoras, funções que antes eram exclusivas dos homens, mas que hoje aumentou muito a participação da mulher. Toda esta mudança se deu através de muita luta por longos anos, a luta continua, pois o preconceito ainda se perceber em alguns discursos.
Todos estes fenomenos geral grandes impactos na sociedade e não param pois com as máquinas substituindo a mão de obra humana e a grande participação da mulher crescendo, isto faz com que o trabalhador continue a procura de aperfeiçoamento, atualizações, reciclagens para poder