Preparação de Compostos de Werner
Nomes: Anderson Moreira e Caroline Brito
Disciplina: Química Inorgânica Experimental II
Profª: Nadia Comerlato
Setembro de 2014
Rio de Janeiro
SUMÁRIO
I – INTRODUÇÃO
A análise dos compostos de metais de transição, os chamados compostos de coordenação, teve seu grande avanço através dos estudos de Alfred Werner.
Werner decidiu estudar primeiramente complexos de cobalto (III), propondo postulados que explicavam as características desses compostos através de suas estruturas. Segundo ele, os íons metálicos, desses compostos, exibem tanto valências ‘primária’ e ‘secundária’, sendo a primária o estado de oxidação do metal e a secundária os números de átomos diretamente ligados ao íon metálico (número de coordenação).
Werner deduziu que quando o número de coordenação fosse 6, o compostos apresentaria uma estrutura octaédrica ao redor do íon Co.
A tabela acima pode ser explicada usando seus postulados, assim como, foi possível entender como os dois complexos, CoCl3.4NH3, aparentemente iguais, apresentavam cores diferentes.
II - OBJETIVO
Sabendo da importância desses compostos na área de química inorgânica, tem-se como objetivo sintetizar os complexos [Co(NH3)5Cl]Cl2, [Co(NH3)5ONO]Cl2, [Co(NH3)5NO2]Cl2 e [Co(NH3)6]Cl3, seguindo as rotas descritas no artigo Coordination Complexes of Cobalt.
Além da síntese em si dos complexos, também serão gerados os espectros dos compostos para a sua posterior análise.
III – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
III.1 – SÍNTESE DO [Co(NH3)5Cl]Cl2
Primeiro, pesou-se 10,02 de NH4Cl num erlenmeyer de 250 mL e então adicionou-se 60 mL de solução de NH4OH concentrada. A mistura foi deixada sob agitação constante à temperatura ambiente. Após, pesou-se 20,01 g de CoCl2.6H2O e transferiu-se o sal para a mistura do erlenmeyer, observando-se que a solução adquiria uma coloração marrom à medida que o composto de cobalto era